Homem em situação de rua sofre violência policial em SC
O caso foi filmado por moradores de Florianópolis e ganhou repercussão nas redes sociais.
Reprodução: Padre Julio Lancellotti
Durante o feriado de carnaval mais um caso de violência policial contra pessoas em situação de rua foi registrado. Dessa vez, o ocorrido se deu no estado de Santa Catarina.
Um vídeo gravado por moradores da região mostra a conduta truculenta de uma dupla de policiais militares contra um homem em situação de rua. Enquanto estava sentado na calçada de um prédio residencial, a vítima sofre com empurrões, chutes e estrangulamento por parte de um dos agentes.
A Polícia Militar de Santa Catarina se manifestou em nota dizendo que irá apurar o caso e suas circunstâncias. Mais uma vez, testemunhamos o desrespeito, discriminação e descaso do poder público com a população em situação de rua.
Julio Lancellotti, referência no ativismo em prol da população em situação de rua, também publicou em suas redes sociais o vídeo que mostra a atitude absurda dos PMs.
É fundamental que, cada vez mais, a sociedade volte o olhar para os problemas enfrentados pela população de rua. Cenas como as exibidas no vídeo são reais e, infelizmente, comuns. Que os sentimentos de impotência, angústia e revolta sejam transformados em ação em prol daqueles que são constantemente invisibilizados.
Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.
Fonte: G1