Prefeitura de Taubaté oferece capacitação para pessoas em situação de rua
Qual a importância de projetos de inclusão para a população em situação de rua?
Muitas vezes nos perguntamos o que poderíamos fazer para proporcionar uma nova perspectiva de vida para quem vive nas ruas. A resposta não é simples. Segundo a pesquisa nacional sobre a população em situação de rua (2009):
A constatação de que as pessoas em situação de rua apresentam um perfil indicativo de menores probabilidades de reintegração social e profissional, ressalta a necessidade de maior atenção a este contingente, por meio de políticas públicas mais abrangentes, que incluam, além da ampliação e reorganização das instituições de albergamento, cursos de formação, aperfeiçoamento, atualização nas áreas profissional e de cidadania e saúde, assim como oportunidades para a realização de atividades remuneradas de trabalho.
Em meio às várias ações necessárias para reinserir pessoas em situação de rua na sociedade, oferecer oportunidades tem um destaque central. Essa foi a decisão da Prefeitura de Taubaté, que através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), está capacitando a população em situação de rua para prestar o concurso público da cidade em janeiro de 2022. A ação é feita em conjunto com o Centro Pop, que disponibiliza aulas de reforço para os indivíduos atendidos todas as quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. As matérias estudadas são as exigidas no edital do concurso público.
O contato com educação, cultura e o mercado de trabalho devolvem o status de cidadão para esses indivíduos constantemente discriminados e invisibilizados. Iniciativas dessa natureza são essenciais e devem, cada vez mais, ser criadas para atender um contingente maior de pessoas em situação de rua.
Conheça nosso projeto e ajude a população em situação de rua!
Fontes: Pesquisa nacional sobre a população em situação de rua (2009)
Prefeitura de Taubaté
Siga a SP invisível no Instagram, Facebook e TikTok.